Se o teu apelido é Gomes, ficas a saber que é o 13º apelido mais comum, em Portugal, e que existem cerca de 280 mil portugueses com este nome de família.
O que, provavelmente, não sabes é que Gomes significa filho de Gome ou Gomo. Um nome estranho, é certo, mas muito comum na Idade Média. Quer isto dizer que, em tempos medievais, havia muitos Gome ou Gomo.
Gome ou Gomo vem provavelmente do nome visigótico Guma ou Goma ("homem") que são abreviaturas de "Gomoarius" (“homem da guerra”).
Se Gomes significa filho de Guma e se Guma quer dizer “homem”, então Gomes, quer dizer “o filho do homem”.
Quando começaram a ser feitos os «Registos Paroquiais», em Macieira, já existiam Gomes no lugar do Luvar. Anos depois, veio de Negreiros o Tio Ambrózio Gomes casar com a Maria Antónia, viúva que morava no lugar do Outeiro e, a partir daí espalharam-se por toda a freguesia.
Tentei descobrir a origem dessa viúva do Outeiro, através do «assento de casamento», mas os padres, nesse tempo, não se davam ao trabalho de recolher os dados das pessoas. Da noiva apenas a nota de que era viúva e mais nada. Nem pai, nem mãe, nem idade, se tinha filhos ou não, nada de nada, fiquei a ver navios.
Vou continuar a estudar esta família e sempre que achar de interesse, venho aqui deixar aquilo que conseguir descobrir.
Sem comentários:
Enviar um comentário