terça-feira, 21 de junho de 2016

Os Mariz de Cristelo!

No ano de 1869 casou, em Macieira, Manuel Domingues Mariz, mas foi viver para a sua freguesia de origem, Cristelo, e lá lhe nasceram os filhos. Quando publiquei a história dos Mariz, de Gueral, que vieram casar a Macieira e aí ficaram a residir, prometi investigar a história deste Mariz de Cristelo. Pois bem, só hoje tive oportunidade de dedicar um pouco de tempo a esse assunto e descobri que houve 5 gerações com o apelido de Domingues Mariz.
O pai do Manuel - nascido em 1845 - chamava-se António, o avô Manuel, o bisavô Francisco e o trisavô Manuel. Com um salto de 25 anos em cada geração, poderia dizer que o mais velho Mariz que consegui localizar deve ter nascido por volta de 1730. E todos se chamaram Domingues Mariz, tal e qual como o Manuel que, em 1869, se veio casar em Macieira com a Luiza Maria da Silva.
Deixo aqui o assento de casamento do avô Manuel, acontecido em 1808, para aqueles que se quiserem dar ao trabalho de decifrar.
Os Mariz de Gueral, de quem descendem os de Macieira, podem ser parentes destes de Cristelo, mas isso fica para outra altura.


Sem comentários:

Enviar um comentário