domingo, 5 de novembro de 2017

Preservar as tradições !

Parece que há alguém em Macieira com vontade de fazer reviver velhas tradições de modo a evitar que se percam para sempre. Será que a ideia tem pernas para andar? Vou ficar atento para ver o que acontece.
Uma das coisas que eu mais gostava de ver era alguém fazer reviver a cultura do linho, desde a sementeira até à tecelagem das famosas toalhas que tanto sucesso fazem nas feiras de artesanato. Antigamente, fazia-se isso em Macieira. Eu acompanhei algumas vezes o carro de bois que ia levar o linho ao rio para demolhar.
E vi ripar o linho. E também espadelar, fiar e tecer. E deve haver muita gente viva, em Macieira, que também viu e talvez até tenha participado nessas tarefas.
Vejam abaixo algumas imagens do ciclo do linho.





2 comentários:

  1. Eu aqui em casa tenho e faço tudo isso Sr. Manuel, desde a sementeira até ao tear,menos o fazer o linho no engenho porque não o tenho, para fazer esse trabalho tenho que me deslocar a São Martinho da Gandra em Ponte de Lima.

    ResponderEliminar
  2. Fico contente por saber que ainda há em Macieira quem faça outra coisa além de alimentar e mungir vacas leiteiras.

    ResponderEliminar