terça-feira, 14 de abril de 2020

Os Sousas de Macieira!


A primeira vez que aparece, em Macieira, o apelido de Souza é neste assento de casamento de Joze Alvares Ferreira, do Outeiro, que era um dos meus antepassados (avô da minha bisavó Eusébia). O casamento foi realizado em Balazar, de onde era a sua mulher, Illena Maria de Souza. Assim podemos depreender que o apelido veio de Balazar para Macieira.


Todos os filhos deste casal (6) usaram o apelido completo de Alvares de Sousa. Do casamento do Joaquim (sublinhado a negrito) nasceu a minha bisavó, referida acima.
Nesta mesma época viveu, no lugar da Cumieira, um Bento Alvares de Souza, casado com Antónia Maria, de quem nasceram dois filhos, um rapaz em 1814 e uma rapariga no ano seguinte. Não encontrei, nos 50 anos anteriores a 1814, o registo de nenhum rapaz com o nome de Bento, nem tão pouco o registo do seu casamento que poderia ter acontecido por volta de 1790. Quer isto dizer que o mais provável é que não fossem originários de Macieira, nem um nem o outro, fazendo com que os primeiros Souzas nascidos e criados em Macieira sejam os 6 filhos de Illena (ou Ellena, pois aparece escrito das duas maneiras nos vários registos que consultei), um dos quais é o meu trisavô Joaquim.


Sem comentários:

Enviar um comentário