sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Coisas modernas!

Hoje, não há coisas antigas, mas sim imagens actuais da nossa freguesia feitas a partir do Google Earth. Para quem não conhecer as ruas e caminhos da nossa aldeia, pode vê-los aqui com alguma nitidez. Quando era miúde de Escola Primária, eu ia muitas vezes a Negreiros usando um carreiro que começava no Monte do Adro e acabava no lugar da Mocha (cruzamento da estrada de Chorente com a de Grimancelos). Saía da Fonte do Outeiro, passava pela casa do Genro, pela azenha do Gamelas e depois, pelo meio de campos e bouças, até à Pena, passando ainda por algumas casas do Picoto (lembro-me que morava ali o meu colega de carteira, na escola da Professora Alexandrina, o Delfim do Silvestre) e depois a Mocha (ou Moicha, como dizíamos) meu destino final.

Hoje, não resta nada desses caminhos e carreiros por onde rompíamos a sola dos pés (porque sapatos era coisa que não havia). Por onde não caiba um carro, ou pelo menos uma bicicleta, já não passa ninguém e o mato e silvas tomam conta de tudo. É o desenvolvimento! Os antigos carros de bois foram trocados por potentes tratores e isso trouxe uma grande mudança, basta olhar com cuidado para as imagens que aqui deixo para ver a quantidade de terrenos cultivados, onde antigamente só havia pinheirais. O tempo não pára e o mundo também não.

Estou a chegar aos 80 anos e metade dos meus colegas de escola já partiram deste mundo. O Quim Pimpa e o seu primo Amaro, o Luciano do Mouro, o Geraldino do Padrão, o Armando da Venda, o Tone Pitoilo, o Serafim Farinheiro e, provavelmente, mais alguns que desapareceram sem eu dar por isso. Mas nem vale a pena falar nisso, a vida é mesmo isso!


Talho de Baixo
Fareleira
Carreiro

Modeste

Gandarinha
Outeiro
Travassos

Modeste

Picoto
Leste da freguesia

Fareleira

Centro da freguesia

Sem comentários:

Enviar um comentário