quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Macieira, o nome e a fruta!


 Já li várias teorias a respeito do nome de Macieira  tentando ligar o nome da terra ao nome de uma pessoa que foi dono destas terras que, actualmente, compõem a nossa freguesia. Até pode ser verdade, mas eu prefiro a teoria dos brasileiros que atribuem o nome da sua Macieira (Prefeitura de) a uma macieira que existia junto ao paiol dos tropeiros que deu origem à povoação, a qual passou a Prefeitura já nos finais do Século XX.

Não há fruto mais bonito que a maçã e por consequência a árvore que a produz e a freguesia que recebeu o seu nome.

Talvez tenha existido gente a usar o nome de Macieira, mas é quase certo que nunca moraram na nossa freguesia, seriam apenas os donos das terras de onde os lavradores tiravam o seu sustento e o foro que eram obrigados a pagar ao seu dono e senhor.

O nome voltaria a ser usado e, desta vez com documentos que o atestam, em tempos mais recentes. Manuel, filho natural de Bernardina Martins, de Modeste, herdou esse título ninguém sabe como. Mas eu, como sempre, tenho uma teoria que explica isso. Sendo filho de pai incógnito o Manuel só teria direito a um apelido, o Martins de sua mãe, mas quis esta que ele usasse outro que substituísse o do pai ausente. E registou-o como Manuel Martins (de) Macieira. O Paulino que deu origem à casa e família que ainda hoje existe, no lugar de Modeste, é descendente directo deste Macieira e nasceu em 1884, assim como o seu filho António, nascido em 1910.

Talvez eu tenha já abordado este assunto, no passado, mas falar de Macieira nunca me cansa!

Sem comentários:

Enviar um comentário