O apelido Martins já existia em vários lugares da freguesia, quando se começaram a fazer os Registos Paroquiais. Por exemplo, este Martins que se casou, em 1675, era filho de Christóvão Domingues e de Maria Martins do Luvar. E havia também várias famílias, vê-se pelos assentos de baptismo, nos lugares de Penedo, do Rio, do Outeiro e de Modeste. Este assento de casamento (imagem acima) refere-se ao Domingos, filho de Maria Martins do Luvar e que ficou a viver em Modeste, foi o primeiro da família Martins a aparecer nos registos de casamento.
Eu gostaria de descobrir a origem do nome, mas com os documentos que tenho é impossível.
Acima podem ver o nome dos casais que estavam a baptisar filhos, na altura em que se iniciaram os registos. E o costume de escolher o apelido da mãe dificulta muito a vida a quem faz estas pesquisas. E sei que havia Martins nas freguesias à volta de Macieira, Courel, Negreiros, Gondifelos, etc.
Por essa razão vou abandonar este assunto, considerando que o Pedro Martins e a sua mulher Maria Martins do lugar do Rio que baptisaram um filho em 1637, eram os mais antigos na nossa freguesia, a par com a Maria Martins, do Luvar, que era a mãe do noivo que aparece no registo acima.
Sem comentários:
Enviar um comentário