terça-feira, 27 de maio de 2025

Ainda os Caetanos!

 Este apelido é originário de Bagunte, freguesia do concelho de Vila do Conde. Veio para Macieira pelo casamento de uma filha de Manuel Francisco e Theodozia Francisca, a Rozária, com Manuel Caetano Ferreira, filho de António Luís Ferreira e Costódia Ferreira.

Deste casal nasceu apenas uma filha, Maria Vitória, no ano de 1800. Mas, antes ainda dessa data, apareceu em Macieira um rapaz, chamado Manuel José, que ficou a viver em casa do Sr. Manuel Caetano e foi criado como seu filho.

Ele vinha de uma instituição pública, a Roda dos Expostos de Ponte de Lima e, segundo rezam os documentos que eu consultei, foi criado na freguesia de S. Julião do Freixo, antes de vir para Macieira. O que me faz suspeitar que esse rapaz era filho natural de Manuel Caetano é que o seu filho Manuel, nascido em 1822, foi mencionado como Manuel Caetano Ferreira pelo pároco de Pedra Furada, quando abençoou o seu casamento com Brízida Joaquina. Como poderia ele herdar o apelido de Caetano Ferreira, se era exposto e Roda e foi baptizado com o nome de Manuel José?

Para que se perceba melhor a ligação da família Ferreira, de Bagunte a Macieira, deixo aqui a informação que recolhi:

Manuel Caetano Ferreira era filho de António Luís Ferreira (Bagunte) e de Costódia Ferreira de Trabassos. E neto de Manuel Ferreira e Joanna Luís (Bagunte) e de Manuel Ferreira e Maria da Cruz, de Macieira, pais da Costódia.

Do casamento com Brízida Joaquina de Pedra Furada nasceu uma grande família, como se pode ver pela imagem que se segue.

Nome e ano de nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário