Este apelido é originário de Bagunte, freguesia do concelho de Vila do Conde. Veio para Macieira pelo casamento de uma filha de Manuel Francisco e Theodozia Francisca, a Rozária, com Manuel Caetano Ferreira, filho de António Luís Ferreira e Costódia Ferreira.
Deste casal nasceu apenas uma filha, Maria Vitória, no ano de 1800. Mas, antes ainda dessa data, apareceu em Macieira um rapaz, chamado Manuel José, que ficou a viver em casa do Sr. Manuel Caetano e foi criado como seu filho.
Ele vinha de uma instituição pública, a Roda dos Expostos de Ponte de Lima e, segundo rezam os documentos que eu consultei, foi criado na freguesia de S. Julião do Freixo, antes de vir para Macieira. O que me faz suspeitar que esse rapaz era filho natural de Manuel Caetano é que o seu filho Manuel, nascido em 1822, foi mencionado como Manuel Caetano Ferreira pelo pároco de Pedra Furada, quando abençoou o seu casamento com Brízida Joaquina. Como poderia ele herdar o apelido de Caetano Ferreira, se era exposto e Roda e foi baptizado com o nome de Manuel José?
Para que se perceba melhor a ligação da família Ferreira, de Bagunte a Macieira, deixo aqui a informação que recolhi:
Manuel Caetano Ferreira era filho de António Luís Ferreira (Bagunte) e de Costódia Ferreira de Trabassos. E neto de Manuel Ferreira e Joanna Luís (Bagunte) e de Manuel Ferreira e Maria da Cruz, de Macieira, pais da Costódia.
Do casamento com Brízida Joaquina de Pedra Furada nasceu uma grande família, como se pode ver pela imagem que se segue.

Sem comentários:
Enviar um comentário