terça-feira, 24 de maio de 2016

Família do Couto!

Afinal parece que há alguém que lê aquilo que escrevo!
Digo isto, porque no domingo passado recebi a visita de uma neta do meu padrinho, a Helena, que vive no Reino Unido e tendo vindo a Portugal quis conhecer o afilhado do seu avô, o Tio Manel do Couto.
Como resultado disso, dediquei-me a estudar os antecedentes desta família e cheguei até ao primeiro homem da família a usar o nome de Pereira, de seu nome próprio Manuel. Originário da freguesia de S. Martinho do Outeiro (Viana do Castelo), veio casar com uma moça da nossa freguesia, no ano de 1710. Desse casamento nasceu um único filho, de nome Custódio, nascido na casa de Travassos e que deu origem à família do Couto.
Até hoje ninguém me soube explicar a origem do nome «Do Couto» e com aquilo que entretanto descobri, eu construí uma teoria. Recomendo cuidado àqueles que se interessam por estas coisas, pois é apenas uma teoria, a minha teoria.

Clicar para ampliar a imagem

Se lerem com atenção as palavras acima que recortei da página online de Viana do Castelo, poderão verificar que a freguesia de S. Martinho era um couto e de lá veio para Macieira, em 1710, o Tio Manel Pereira, não sendo por isso difícil de acreditar que ficou conhecido pela alcunha de Manel do Couto. No Século XX, 300 anos depois e morando na mesma casa, era esse o nome por que era conhecido o meu padrinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário