domingo, 8 de maio de 2016

Família dos Farinheiros!

Uma família que passou por Macieira e desapareceu sem deixar rasto. Um pequeno rasto deixou, pois no ano de 1953 foi sepultado no cemitério de Macieira o patrono desta família, Serafim da Silva Vitorino, de quem alguns dos Macieirenses mais velhos se devem lembrar.


Filho de Francisco da Silva Vitorino e de Maria de Freitas, da freguesia de Gueral, casou-se, em Vilar de Figos, com Joaquina da Conceição, filha natural de Margarida da Conceição. Sabe Deus o que os trouxe para Macieira, mas no ano em que o seu único filho, David, nasceu já moravam na nossa freguesia, naquela casa em ruínas que fica ao lado da USF Galécia, no lugar do Outeiro.


Nascido em 1904, o David casou-se com uma senhora que já era mãe solteira, oriunda de uma freguesia a norte de Barcelos, nos fins do ano de 1942, e teve 4 filhos nascidos em Macieira, o Serafim, o Benjamim, o Domingos e o Manuel. Em 1955 pegou em toda a família (mãe, mulher e quatro filhos) e mudou-se para Angola, à procura de vida melhor. Tiveram ainda outros filhos, um dos quais uma menina que vive ainda no Lobito e por lá deixaram os ossos, como é costume dizer-se.
Dos filhos nascidos em Macieira são vivos o Serafim que mora também no Lobito e o Benjamim que mora em Vila Real de Trás-os-Montes.
Por terem sido meus colegas de Escola Primária, dei-me ao trabalho de pesquisar o passado dos seus pais, pois achava estranho ninguém se lembrar do passado desta família, nem haver outros parentes na nossa freguesia. E aproveito para deixar aqui o registo de casamento dos pais (Vilar de Figos) e o de baptismo do «Tio David Farinheiro» (Macieira).

Sem comentários:

Enviar um comentário