sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Os meus antepassados!


João Lopes, filho de Domingos Pires e Izabel Affonço da aldea de Penedo.
Anna de Araújo, filha de Pedro de Araújo e Maria Alvares, da aldea do Outeiro.
No dia 2 de Janeiro de 1666, celebrou-se o casamento destes dois filhos de Macieira, ele de Penedo e ela do Outeiro de quem descendo eu que também nasci no mesmo lugar do Outeiro, em 1944, quase 300 anos depois.
Uma das razões que me levou a meter-me nesta empreitada de decifrar os velhos registos paroquiais foi descobrir quem foram os meus antepassados. Ouvia dizer que a minha bisavó Eusébia era da família dos Jerónimos, mas não fazia a mínima ideia quem era esse Jerónimo. Agora sei que o Jerónimo era bisneto desta Anna de Araújo (referida acima) e a minha bisavó bisneta do Jerónimo que usava o apelido de Ferreira, herdado do seu pai, Manuel Ferreira, vindo da freguesia de Gueral para casar no Outeiro.
Por curiosidade devo referir que o Jerónimo foi a Goios escolher noiva, cujo nome era Maria Alvares, tal como a mais antiga mulher (conhecida) da minha família, a mulher de Pedro de Araújo. Falta-me saber se ele a foi também buscar a Goios.

Sem comentários:

Enviar um comentário