segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

A «Família D'Affonseca»!

 Era assim, desta maneira arrevesada que se escrevia o apelido Fonseca, quando chegou pela primeira vez a Macieira. Manoel Joze Gomes da Fonseca veio casar a Macieira, em 1837, com a Anna Joaquina que era filha de Joze da Costa Carneiro e de Maria Joaquina. O noivo não era de Macieira e não sabendo de que freguesia ele vinha é-me difícil descobrir os seus antecedentes. Pelo assento de casamento sei que os seus pais se chamavam Francisco Gomes da Fonseca e de Leonarda Maria Roza e tanto podiam ser de Courel, Gueral, Goios ou Negreiros, onde havia gente com esse nome.

Deste casamento nasceram, em Macieira, dois filhos, a Joaquina, em 1844, e o Manuel, em 1852, e a sua casa ficava no lugar do Outeirinho. Como se vê, os filhos foram poucos, vieram tarde e bastante separados no tempo. Só Deus saberá porquê.

Em 1886, foi a vez do filho Manuel arranjar noiva e apresentar-se perante o pároco da freguesia para que os casasse. Ele, de seu nome completo Manuel Gomes da Fonseca e ela, Thereza Maria da Costa. Ficaram a morar no lugar de Penedo, talvez a casa da família da noiva, e tiveram 5 filhos. A Thereza nasceu em 1886, a Laurinda, em 1889, o Leopoldino, em 1890, o Albino, em 1893, e a Joaquina, em 1898. De todos eles, pais e filhos, pouco mais vos posso contar, pois se casaram e tiveram filhos isso consta dos registos pós implantação da república e esses não estão ainda disponíveis ao público.

Houve outros Fonsecas, em Macieira que suponho serem irmãos deste Manuel, acima mencionado. A Jozefa Gomes da Fonseca era casada com João Ferreira de Matos e moravam no lugar de Talho. A Maria Gomes da Fonsega era casada com Manuel Francisco Carvalho e moravam no lugar do Outeiro.

Há ainda um registo de um José Gomes da Fonseca a morar no lugar do Rio e ainda mais dois Fonsecas, mais antigos, primeira metade do século XVIII, mas não lhes encontrei a origem nem deixaram descendência na nossa freguesia.

Para todos os efeitos, as famílias formadas pelos três irmãos (?) Manuel, em Penedo, Jozefa em Talho e Maria no Outeiro, que em conjunto criaram 14 filhos foram os antepassados dos mais jovens Fonsecas que hoje vivem em Macieira.

N.B. - Há uma falha que não consigo explicar, pois partindo do princípio que a Jozefa e a Maria eram irmãs do Manuel elas deveriam aparecer nos assentos de baptismo, tal como aparece o Manuel. Há grandes falhas e muitas páginas ilegíveis nos livros entre 1820 e 1845 e essa poderá ser a razão.



Curiosidade -  O noivo sabia assinar o seu nome, coisa rara naqueles tempos!

Sem comentários:

Enviar um comentário