quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O apelido «Costa Fonseca»!

 


Hoje, dediquei-me a aprofundar um pouco mais a origem do apelido Costa da Fonseca e cheguei à conclusão que o apelido Costa é o mais marcante na família. De qualquer modo, fui parar a um beco sem saída, pois o primeiro Costa desta história era o João Costa, filho natural de Francisca Gonçalves.

Em 1817, casou-se com Antónia Joaquina e desse casal nasceu apenas um filho, de seu nome Manuel Joaquim. Esse filho casou com Maria Domingues de Paradela e desse casamento nasceram 9 filhos, sendo a Thereza Maria a mais nova de todos, nascida em 1858. Como não encontrei o assento de casamento em Macieira, sou levado a supor que o casamento se realizou na terra da noiva, como era tradição nesse tempo. Mas fixaram residência em Penedo e aí criaram os filhos.

Portanto, João da Costa, sendo filho de pai incógnito, herdou o apelido não se sabe de quem, ou talvez a sua mãe quisesse com isso dar a entender quem era o seu pai. Depois dele, o seu filho Manuel Joaquim deu seguimento à família dos Costas e outro tanto fez a sua filha Thereza Maria. Esta, ao casar com um Fonseca, deu origem ao apelido «Costa Fonseca» que ainda prevalece no lugar de Penedo e, possivelmente, na mesma casa que foi de João Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário