Travessa da Casa do Ferreira, sabem onde fica? E porque teria sido dado esse nome àquela travessa? Eu não sei, mas tenho uma teoria. Nesse terreno cheio de árvores, no centro da imagem, há uma casa antiga com capela, o que significa que foi lar de gente com pergaminhos. Quando eu era criança e andava por ali, era conhecida pela Quinta do Passeia e lá moravam apenas duas velhas solteironas.
Como a minha bisavó Eusébia, bisneta do Sr. Jerónimo Ferreira, do lugar do Outeiro, se refugiou ali, quando se viu grávida e sem marido, para ter o seu filho, eu acredito que quem ali morava pertencia a essa mesma família, a do Jerónimo. Para reforçar a minha teoria quem era o feitor dessa quinta, nesse tempo a que me refiro, meados do Século XX, era o Daniel Alves de Sousa, ele também descendente directo do Sr. Jerónimo Ferreira.
Talvez, se eu fosse perguntar à Junta de Freguesia de Pedra Furada a origem do topónimo, eles me soubessem responder. Ou talvez não e se limitassem a dizer que nessa casa viveu, em tempos, um Ferreira que era rico, construiu aquela capela, hoje abandonada, e assim ficou na história da freguesia. Mas não, isso seria uma informação incompleta e eu prefiro ficar com a minha teoria!

Sem comentários:
Enviar um comentário