quinta-feira, 11 de junho de 2015

Registos curiosos!


D.José I e o Marquês de Pombal decidiram a abolição da escravatura no ano de 1761, mas só muito mais tarde, no ano de 1878, esta aconteceu de facto em todo o Império Português. Não é, portanto, de estranhar que no ano de 1749 o Sr. Miguel Ferreira de Macedo, da freguesia de Gondifelos, tivesse uma escrava de nome Apolónia que deu à luz uma filha, sem pai que se lhe conhecesse.
E o que me saltou à vista, em primeiro lugar, foi o facto de uma das testemunhas morar no lugar da Azenha do Trigo, onde o «Povo de Macieira» ia levar o trigo para moer e que se destinava a cozer o pão paras os dias de festa. Eu próprio fui lá muitas vezes.


Anna Joaquina, Ingeitada que foi exposta no lugar de Tello, na noite antecedente ao dia dez de Dezembro ...
Maneira arrevezada de descrever uma situação já, por si só, bem lamentável!


... depois de eu ter ditto a Missa e acabado de fazer oração, medice minha fregueza Marianna, solteira do lugar do Rio, que na noite antecedente chegara a sua caza uma moça incógnita que na mesma noite parira uma menina e que a queria baptizar ...
Pergunto-me se o senhor cura teria necessidade de registar a coisa com tais pormenores!

Sem comentários:

Enviar um comentário