quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Três anos, 1791-1792-1793!

Como são muito poucos os casamentos, nestes três anos, apenas quatro, decidi publicá-los todos de uma vez, o que me obriga a juntar-lhe os baptismos referentes aos mesmos anos. Nada demais, assim chegaremos mais rapidamente ao fim do século em questão.
Muitos nascimentos, de muita gente já minha conhecida, mas quero citar um caso que pode suscitar dúvidas por referir-se a um "Menino" sem nome. Trata-se de um daqueles casos em que o bebé morre antes de haver tempo de sequer pensar num nome para lhe dar. A pessoa que estiver mais por perto deita-lhe um pouco de água sobre a cabeça e diz - eu te baptizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo - esperando ter ido a tempo de lhe abrir a porta do céu.




Nos casamentos, chamou-me a atenção o de Manoel Ferreira, viúvo de Maria da Costa, de quem teve 2 filhos e que casou de novo, com a Custódia de Chorente, de quem teve mais quatro filhos, no lugar do Luvar. Os outros três casamentos envolvem noivos de Courel, Faria e Vilar de Figos, freguesias, pelo menos as duas últimas, sem grande ligação a Macieira.


Sem comentários:

Enviar um comentário