domingo, 3 de janeiro de 2016

Ano de 1782!


Nos baptizados, uma palavra apenas para explicar o porquê de o Manoel, nascido no lugar da Cumieira, ser filho de pai e mãe incógnitos. Por vezes aparece no registo do baptismo a palavra "exposto", o que significa que alguém abandonou à porta de alguém que julga capaz de criá-lo um filho que não pode assumir em público, ou que não tem condições económicas para o fazer. O Manoel era um desses filhos, a que eu prefiro chamar "enjeitados" pelos pais que os não puderam ou quiseram criar eles próprios.


Nos casamentos, de notar os que se referem aos filhos de José da Silva, de Penedo, João e Manoel que se casaram neste ano de 1782 e com apenas três meses de diferença. Grande família, esta dos Silvas de Macieira, talvez um dia lhes dedique uma mensagem explicando a sua origem.

1 comentário:

  1. Ora boa,mais uma explicaçao a uma questao que eu ja me tinha posto varias vezes.Jà hà algum tempo tinha lido essa informaçao:"Pai e Mae incognitos"! Pai era frequente,mas de Mae incognita,para mim era um mistério!pacientei,e ca tive a explicaçao!!!Bem haja!

    ResponderEliminar