sexta-feira, 22 de abril de 2016

Família do Velho!

A maior família do lugar do Outeiro, no Século XX, era com toda a certeza a família do Velho e, por conseguinte nunca poderia dar este trabalho por terminado sem falar neles. Desde a minha idade escolar que me lembro de passar à porta deles todos os dias e seria forçoso que fosse a família de Macieira que eu mais bem conhecia.


Para quem não conhece bem, ou não se lembra destas pessoas, aqui fica uma curta explicação:
Maria, a filha mais velha, casou com o Tio David do Jerónimo e morava naquela casinha baixinha ao lado da Tia Teresa Cantoneira.
Rita, a segunda, não tem qualquer anotação de casamento ou falecimento averbado no registo de baptismo.
António, o primeiro filho varão, casou com a Tia Clementina e morava naquela ruazinha sem saída, ao lado da casa do Couto.
Cândida, a terceira filha, casou com José Alves da Costa e deve ter saído do lugar do Outeiro, pois não me lembro deles.
José, o segundo filho, casou com a Tia Maria Leitoa e morava na casa em frente da Tia Teresa Cantoneira.
Salvador, o penúltimo dos irmãos, casou com a Tia Virgínia e são sobejamente conhecidos por causa dos seus três filhos padres.
Domingos, o mais novo de todos, tal como a Rita não tem qualquer averbamento no registo de baptismo que me ajude a perceber qual foi o seu destino. Acredito que não casaram nem faleceram em Macieira, nem tão pouco no concelho de Barcelos, senão haveria registo dessa ocorrência.

3 comentários:

  1. Parabéns pelas pesquisas.

    A Cândida que casou com o José Alves da Costa é a minha avó e foram morar para o lugar do Outeirinho.
    São os pais do meu pai (Severino Araújo Alves), que mora na rua da Igreja.
    Tem como irmãos: José, Maria Emília, Joaquim e Manuel.

    ResponderEliminar
  2. Impressionante a paciência e dedicação. Parabéns pelo trabalho de investigação, palas narrativas e descrições e pela divulgação. Não é para qualquer um.Parabéns, pai!

    ResponderEliminar
  3. Segundo informações recebidas de um membro da família, a Rita faleceu, no ano de 1920, no mesmo lugar onde nasceu e o Domingos emigrou para o Brasil de onde não voltou.

    ResponderEliminar