segunda-feira, 4 de abril de 2016

Família Junqueiro!


Como se vê na imagem acima, o patrono desta família era José Gomes Alves, filho de Manuel Gomes Alves, da freguesia de Gilmonde. O casamento com Maria Gomes dos Santos realizou-se em Macieira, no ano de 1896.
Não sei se houve mais filhos além da Maria que conheci pessoalmente, por habitar a mesma casa que a sua irmã Clementina (ambas solteiras) que foi a minha parteira e acabou sendo também minha madrinha de baptismo. As datas de nascimento e óbito não são minhas conhecidas, pois não constam ainda dos registos postos à disposição do grande público.
A casa do Tio Manuel do Junqueiro e a casa do Alves ficavam lado a lado (tanto quanto me lembro) e o apelido Alves era também o do pai e avô do Tio Manuel. De repente, passou-me pela cabeça que podiam ser irmãos ou primos e a casa do Alves ser a original da família do José Gomes Alves.
Acresce a isto que a minha madrinha me contou muitas vezes que a casa do pai dela foi feita no lugar onde antes existia a igreja velha de Macieira e ao fazerem as fundações encontraram montes de ossadas humanas. Desta família e a morar nessa casa, lembro-me do Padre João (já falecido) e do Quim que era mais ou menos da minha idade.
Uma das irmãs da minha madrinha, não sei qual, era casada e morava em Gilmonde, terra dos seus avós. Tinha um filho que foi estudante no Seminário de Braga, mas saiu depois do 5º Ano e foi para a Força Aérea, onde teve um acidente que quase lhe custou a vida.
E mais não sei, nem posso dizer!

Sem comentários:

Enviar um comentário