sexta-feira, 29 de julho de 2016

A Minha professora primária!


Hoje passei por Macieira e entrei no cemitério para matar saudades das pessoas que fizeram parte da minha história de macieirense. Entre outras pessoas que não vem ao caso mencionar aqui, dei de caras com o minha professora primária, a D. Alexandrina, como nós lhe chamávamos.
Em 1950, com seis anos e meio de idade, não me deixou entrar na escola, por falta de espaço, o que atrasou em um ano o meu percurso de estudante. Na altura, através de um arranginho entre a minha mãe e a professora de Courel, consegui matricular-me nessa freguesia e lá completei a 1ª Classe. No ano seguinte, ao regressar a Macieira, a D. Alexandrina não aceitou matricular-me na 2ª Classe, obrigando-me a repetir a 1ª Classe e aprender de novo o b,a bá e a contar de 1 a 10, quando eu já sabia isso tudo de ginjeira.
Tirando isso, nada de mal tenho a apontar à professora mais famosa de Macieira que gastou toda a sua vida a ensinar os macieirenses a ler e a escrever. No meu caso e dos meus colegas de 4ª Classe, acompanhou-nos ao pormenor, dando explicações em sua casa durante a tarde, garantindo que iríamos a exame com aprovação garantida.
Se tivesse tido conhecimento do seu falecimento, ter-me-ia apresentado no funeral para a acompanhar até à última morada, mas como assim não aconteceu quis prestar-lhe a minha homenagem, publicando estas poucas linhas neste blog que é de todos e para todos os macieirenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário