domingo, 10 de julho de 2016

Alapela - Fonte Boa!


Continuando as minhas pesquisas sobre a família Mariz, da freguesia de Cristelo, fui parar a Fonte Boa, do concelho de Esposende, de onde vieram os Mariz, e esbarrei-me com esta curiosidade, dois casamentos, em dois dias consecutivos, em que os noivos são irmãos e as noivas também, ou seja, eram cunhados duas vezes.
Como era tradição serem os pais da noiva a pagar a boda, o Sr. Domingos Domingues, pai das noivas, teve que abrir os cordões à bolsa para dar o dote às suas filhas e pagar a despesa da boda. Pelo menos teve a vantagem de, com uma única festa e com os mesmos convidados, arrumar duas filhas das sete que Deus lhe deu.

Manuel Gonçalves com Francisca Domingues
21 de Fevereiro de 1718

António Gonçalves com Escolástica Domingues
22 de Fevereiro de 1718


Como descobri nestas pesquisas, os mais antigos Mariz que localizei viviam no lugar de Alapela, da freguesia de Fonte Boa. Domingos Domingues e Sabina Alvares devem ter casado por volta de 1680, mas desconfio que a noiva não era dessa freguesia, pois não fui capaz de localizar o assento de casamento.
Finalmente consegui reconstruir a sucessão de gerações dos Mariz até chegar ao Manuel que, em 1869, veio encontrar noiva no lugar de Penedo da nossa freguesia. Mas isso fica para outra publicação, pois me faltam ainda alguns dados para completar a história.

Sem comentários:

Enviar um comentário