segunda-feira, 4 de abril de 2022

A Tia Emília!

Clicar nas imagens para mais fácil leitura 





Quando comecei a pesquisar as origens da Tia Emília do Outeiro (referida na publicação anterior) parti do princípio que ela era descendente dos Gomes do Outeiro, ou em última análise, dos do Paço, mas não consegui encontrar o caminho para os seus antepassados.

Como se pode ver no assento do seu baptismo, o seu pai era de Formariz, no concelho de Paredes de Coura, e a sua mãe de Barcelinhos. Claro que o Joze Gomes, avô da Emília, podia ter casado para Formariz, mas ser originário de Macieira. Ainda fiz uma tentativa para tirar isso a limpo, mas faltam os livros dos casamentos da época em que ele se casou. Como não pretendo continuar a espiolhar o assunto, ficamos por aqui, o pai casou e veio para Macieira, o avó era de Formariz e ponto final.

Quanto ao apelido Soares que a Tia Emília herdou da sua mãe e avó, era originário de Rates, como o prova este assento de baptismo feito pelo padre de Rates, embora a sua mãe tenha vindo de Barcelinhos. O avô Francisco deve ter vindo a Rates buscar a noiva Antónia e anos depois regressou a Rates para baptizar a sua neta, já nascida em Macieira.

A História é muito pobrezinha nesses detalhes, mas a Villa de Rates deve ter tido uma grande influência em Macieira. Eu diria mesmo que, num passado mais longínquo, Macieira deveria ser uma espécie de bairro, mais para nascente, da Villa de Rates. Os reis mandavam muito pouco nas terras, mandava muito mais a Igreja, e os emissários do Arcebispo, quando vinham a Rates acertar as contas punham Macieira no mesmo embrulho.

O Sr. Custódio Gomes e depois o seu filho António, foram a maior família do Outeiro e eu parti do princípio que a Emília Gomes Soares descendia dessa família, mas, se calhar, estava enganado, ou teria que recuar algumas gerações mais para descobrir a ligação.

Para complicar as coisas, a Anna Ritta, mãe da Emília, viria a casar-se com outro Gomes de Macieira, o que torna as coisas ainda mais complicadas, pois assim tanto o pai como o avô usam o mesmo apelido, mas são de famílias diferentes. Pelo menos isso esclarece a questão do apelido, pois acabaria por ser Gomes de qualquer maneira. Ao fim e ao cabo, todos os Gomes do mundo são primos entre si!

Sem comentários:

Enviar um comentário