sexta-feira, 15 de abril de 2022

Batendo na mesma tecla!

 


Ainda estudando o caso para tentar entender a História. Gomes e Araújo foram duas famílias dominantes no lugar do Outeiro. Este casal, retratado na imagem acima, foi morar para Penedo, talvez por ser a morada da noiva, mas os seus descendentes voltariam ao Outeiro, como se pode ler na minhas publicações anteriores.

Assento de casamento

 

Aos dezasseis dias do mês de Fevereiro o ano de mil oitocentos e oitenta e quatro, nesta igreja parochial de Santo Adrião de Macieira de Rates, concelho de Barcelos, diocese de Braga, na minha presença apresentaram-se os nubentes ANTÓNIO GOMES DE ARAÚJO e ANNA RITA SOARES, os quais sei serem os próprios, com todos os papéis do estilo corrente e sem impedimento algum, canónico ou civil, para o casamento e com dispensa das três palavras de estilo concedidas pelo  senhor Arcebispo de Braga. Ele da idade de trinta e três anos, solteiro, natural desta freguesia, baptizado e morador na mesma, filho legítimo de José Gomes de Araújo e de Thereza Antónia naturais desta freguesia e ela da idade de trinta e um anos, solteira, costureira, natural desta freguesia e moradora na mesma, filha legítima de Manuel Luiz Gomes, da freguesia de Formariz, concelho de Coura, diocese de Braga e de Anna Maria Soares, da freguesia de Santo André de Barcelinhos, do concelho de Barcelos e diocese de Braga. Os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio, procedendo em todo este acto conforme o Rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes Manuel Joaquim da Costa, casado, e Domingos Joaquim da Costa, solteiro, ambos lavradores e naturais desta mesma freguesia e moradores no lugar de Penedo, os quais sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de lido e conferido perante os cônjuges e as testemunhas com todos assigno. Era ut supra.

 

O Párocho – Padre António José Ferreira

Deixo aqui o assento de casamento para mostrar outra família de Gomes que veio do distrito de Viana do Castelo para reforçar a família já existente, em Macieira. Investiguei os antepassados dos Gomes de Formariz e tanto o avô como o bisavô desta noiva eram de Formariz, o que fez cair pela base a mina teoria que talvez fossem descendentes dos Gomes de Macieira.

Sem comentários:

Enviar um comentário