quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Solidariedade natalícia!

O Facebook vai servindo para tomarmos conhecimento de coisas que sem ele nunca teriam chegado ao nosso conhecimento. A oferta de cabazes de natal às famílias mais carenciadas, protagonizada pela Associação Viver Macieira, é uma dessas coisas que me teria passado despercebida se não fosse o bendito Facebook.
Esse acto de solidariedade natalícia fez recordar os tempos da minha infância, altura em que havia o costume de oferecer uma medida de vinho e meia dúzia de batatas às crianças das famílias mais pobres que faziam a ronda por casa dos lavradores da freguesia. Eram, normalmente, crianças em idade escolar, as meninas com uma cantarinha de barro à cabeça e os rapazes com um saco de linhagem às costas.
Se bem me lembro, essa ronda era feita nos dias 23 e 24 de Dezembro e no fim da volta lá conseguiam juntar uma arrobita de batatas e aí uns dez litros de vinho, o que os ajudava a ter uma ceia de natal mais bem fornecida do que as suas magras posses permitiam. E sobrava ainda alguma coisa para os dias seguintes.
A dieta dos pobres não passava, habitualmente, de um naco de broa de milho e um caldo de couves galegas, onde nadavam alguns feijões e uma mão-cheia de farinha de milho ajudava a dar alguma consistência. No Natal sempre havia uma espinha ou pele de bacalhau, raramente pouco mais que isso, para dar gosto às batatas generosamente oferecidas pelos lavradores de Macieira.
A vida era dura nesses tempos, nem é bom lembrar!

1 comentário:

  1. Efetivamente a vida era dura nesses tempos,embora eu nao tenha muito de que me queixar.Como diziam os meus irmaos mais velhos,eu era a "menina do mimo"e o meu Pai partilhava muito comigo!!! mas nao impede que eu tenho saudades deses NATAIS.Nao havia prendas,mas muito amor e espirito de familia,coisa que desapareceu...Agora é comerercial e pouco mais!Aposto que muitas crianças destes tempos,nao sabem o que o Natal representa!

    ResponderEliminar