domingo, 30 de junho de 2024

Os Matos do Formigal!

Há dias, fui a Macieira e tentei encontrar a Minda do Matos, mulher que anda pela minha idade e, salvo erro, é já viúva, mas não estava em casa e o meu intento saiu gorado.

Queria fazer-lhe uma série de perguntas, começando pela morte prematura do seu irmão Amaro e acabando no nome dos seus avós que eu suponho serem o António Ferreira de Matos e a Ana Correia da Silva, cujo casa mento não se realizou em Macieira, levando-me a crer que a Avó Ana não era de Macieira.

Outra coisa que me deixou perplexo foi a placa com o nome de Rua dos Correias afixada na parede da casa que foi do Miguel Matos, no lugar do Formigal, e que se refere à rua onde moravam o avô do Amaro a quem acompanhei algumas vezes, quando ele ia visitar o avô no regresso da escola. Será que deram o nome à rua em memória da avó Ana Correia da Silva?

Uma vez que não há registos que me possam elucidar sobre isto, só a Arminda, irmã do Amaro me poderá elucidar. Tenho que continuar a tentar encontrar-me com ela, antes que morra!

Outra dúvida que tenho é sobre o antigo lugar do Formigal que tendo desaparecido passou pertencer ao Outeiro, em parte, e a Travassos, na parte restante. Assim, entendo que a casa da Tia Palmira (dos ovos) e as casas que estão na actual Rua dos Correias, pertencem ao lugar do Outeiro. Será?

Sem comentários:

Enviar um comentário