terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

António Gomes da Costa!


No início do Século XIX, Penedo era ainda o maior lugar de Macieira, cobrindo todas as habitações que existiam a poente da estrada que liga Barcelos às Fontaínhas, até aos limites de Rates e Courel. Só mais tarde começaram a surgir outros nomes de lugares, partindo Penedo em partes mais pequenas. O lugar da Cumieira que começa a aparecer neste registo de baptismo, a partir de 1824, é disso uma prova. Os avós paternos desta família eram Manoel José Gomes e Maria Roza do Sacramento, do lugar de Santo Amaro, em Vila do Conde, enquanto que os avós maternos, Manoel da Costa e Anna Maria, vieram do lugar da Quintão, da freguesia de Goios.
Como os seus filhos se casaram e vieram assentar arraiais no lugar de Penedo, é para mim um mistério. Ainda dei uma espreitadela nos registos de casamento da freguesia de Goios, na esperança de lá encontrar alguma coisa que ligasse a noiva a Macieira, mas nada descobri. Não tendo casado em Macieira nem em Goios, não me dá grandes hipóteses de localizar o registo e sem ele não há passado.
O facto é que vieram parar a Penedo e aí deram origem a uma grande família que deve ter, ainda hoje, descendentes vivos na nossa freguesia. A quantidade de filhas que baptizaram com o nome de Maria e Luiza leva-me a recear que a maior parte delas morreu em criança. Mais tarde, vou tentar pesquisar os óbitos, a ver se se confirma esta minha suspeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário