domingo, 21 de fevereiro de 2016

Meu primo Caetano!

O primeiro Caetano que encontrei em Macieira chamava-se Manoel (Caetano Ferreira). Nascido em 1751, era filho de António Luis Ferreira, do lugar do Outeiro, e Custódia Ferreira da Cruz, do lugar de Travassos.
O segundo Caetano chamava-se também Manoel, era afilhado do primeiro, mas sem relação de parentesco conhecida. Este segundo Caetano que viria a deixar uma considerável descendência na nossa freguesia, era filho de Manoel José, rapaz sem pai nem mãe conhecidos, criado por caridade na freguesia de S. Julião do Freixo, Ponte de Lima, e que no princípio do ano de 1820 aparece em Macieira, se casa com uma rapariga de Courel, chamada Anna Maria e fica a residir no Outeiro.
Este casal, além do Manoel referido acima, teve mais duas filhas, a mais velhas das quais viria a ser a minha trisavó materna. O Manoel nasceu em 1822, casou em 1847, com uma rapariga de Pedra Furada, de 19 anos de idade que se chamava Brígida Joaquina e juntos tiveram 13 filhos.
O quarto desses filhos, de seu nome António, nasceu em 1852, vindo a casar em 1880 com Bernarda Martins de Lemos, ficando a morar no lugar do Picoto, e juntos deram ao mundo (e a Macieira) 8 filhos. O primeiro desses filhos chamava-se João, nascido no ano de 1881 e que, no princípio do Século XX viria a casar com Maria da Conceição, nascida em 1887, no lugar do Rio. E desse casamento nasceu o meu primo (afastado) António que podem ver na imagem aqui ao lado.

1 comentário: