quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Manoel Pereira de Oliveira

Uma vez que estou a publicar os casamentos do Século XIX, vou também trazer aqui os baptismos das famílias mais relevantes (em número de filhos) de macieira, nesse mesmo período. Não vou fazê-lo de forma extensiva, como fiz com os do Século XVIII, pois seria uma tremenda canseira, mas vou seleccionar algumas famílias que me chamem mais a atenção, por uma ou outra razão.
Nos primeiros 30 anos deste século, a família que atraiu a minha atenção foi a de António Pereira de Oliveira, do lugar de Travassos, conforme podem verificar pela imagem abaixo.


Filho de António Pereira de Oliveira e de Anna Maria, do mesmo lugar de Travassos, não se casou em Macieira. Seguindo os costumes daquela época, o casamento foi na terra da noiva, Anna Maria da Costa, filha de José da Costa e de Maria Jozefa de Araújo, da freguesia de Balazar, lugar de Lousadelo.
Pelo apelido e pelo lugar, quer-me parecer que estes são os avós do meu padrinho, Manoel de Oliveira que nasceu na última década deste século e morreu em meados do Século XX. A seu tempo o saberemos.

1 comentário:

  1. Não tive paciência e fui espreitar.
    O meu padrinho era, de facto, neto deste Luiz, nascido em 1810. Do Luiz nasceu um filho chamado João, em 1872, e dele nasceria o meu padrinho Manuel, em 1898.

    ResponderEliminar