segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Ainda «Os Velhos»!

 

Está mais que provado que os «velhos» são os descendentes de um Araújo do Outeiro e da Margarida do Padrão, esta descendente dos «franciscos», do lugar do Padrão que, à falta de melhor, adoptaram o nome do lugar como apelido. De um Francisco nasceu um José que ficou a chamar-se José Francisco que foi o dono da «Casa do Padrão», no lugar do mesmo nome. A páginas tantas, eram tantos os Franciscos, em Macieira, que o reitor adicionou o lugar ao nome do indivíduo, de modo a evitar erros, pois Franciscos havia em todos, ou quase, lugares de Macieira.

E assim nasceu o Joze Francisco do Padrão que era o avô materno dos 7 «velhos» que podem ver na lista acima. A Maria que casou com o David do Jerónimo, o António, a Cândida, o José e o Salvador constituíam o clan dos velhos, mas só os filhos da Maria e do António mantiveram essa alcunha. Os outros passaram a ser «do Alves», «do Salvador», etc.

E talvez porque o «Manel do Velho» se tornou o mais conhecido dos Velhos, hoje só os seus filhos, e netos da Maria do Velho, carregam essa alcunha, porque nome não é, para a posteridade. Como a Júlia que me disse, no dia em que a conheci, sou Velha desde que nasci.

Sem comentários:

Enviar um comentário