segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Casamentos - De 1723 a 1727!

Nos casamentos, a fartura não é tanta como nos baptizados e cá vão as imagens para analisar a coisa em pormenor.

Ano de 1723, com 3 casamentos apenas

Ano de 1724 com apenas 1
e o de 1725 com 4 casamentos

O ano de 1726 passou em branco

No ano de 1727 houve 5 casamentos e um deles merece-me um reparo muito especial, o de Manoel Ferreira com Rozália Francisca. Em primeiro lugar porque é meu ascendente do lado materno, o pai do Jerónimo cujo nome perdurou em Macieira até há poucos anos. Em segundo lugar, porque a noiva tinha apenas doze (12) anos, o que me levou a acreditar que estava a laborar num erro de identificação dos meus antecessores. Conferi tudo com o máximo cuidado e parece-me não haver dúvida. Os registos de casamento e o do baptismo da Rozália parecem-me fora de dúvidas, com excepção de não ter sido mencionada a menoridade da noiva no de casamento, coisa que era habitual e os párocos eram muito cuidadosos nesse aspecto.
Por outro lado, não ter havido filhos até a noiva completar os 18 anos, parece provar que foi assim mesmo que tudo se passou. O porquê é que não temos maneira de descobrir. Interesses de família, talvez?

Sem comentários:

Enviar um comentário