terça-feira, 27 de outubro de 2015

O Leça!

Bernardino Lopes, poeta repentista e cantador ao desafio, nasceu no lugar do Rio, no ano de 1792, e ficou conhecido pela alcunha de «O Leça». Vários autores têm falado nele e espalhado aos quatro ventos os poemas que fazia a respeito de tudo e de nada, mas nenhum tentou ainda justificar a alcunha de Leça por que ficou conhecido. Nas minhas andanças por entre velhos papéis da paróquia de Macieira caíram-me os olhos neste assento de óbito de um homem do Rio, a quem o P.e Manoel Gomes de Souza, vigário da freguesia ao tempo destes acontecimentos, chamou de Manoel Ferreira, o Leça.


Estávamos ainda em 1785 e o Bernardino Leça nasceria apenas em 1792, mas como se vê, já a alcunha de Leça era conhecida no Rio. O pai de Bernardino era Manoel Lopes. Poderia este Manoel Ferreira ser seu avô? Ou teria a alcunha algo a ver com a casa onde nasceram e habitaram?
Hoje, não sei responder a estas perguntas, mas pode ser que ainda venha a descobrir e nesse caso voltarei ao assunto.

5 comentários:

  1. Eu pessoalemente,que me lembre,nunca ouvi falar desse "poeta" mas como deixei Macieira muito nova,talvez seja normal,sobretudo que os livros nao eram a minha paixao!!!!!!
    En todo o caso fico contente de, graças às suas pesquisas tomar conhecimento destas coisas. BEM HAJA

    ResponderEliminar
  2. Eu também desconhecia. Li isto no livro publicado pelo P.e Manel do Salvador e depois também naquela revista do Jornal de Barcelos que circulou por Macieira, este ano.
    Esqueci-me de referir que o Manoel Ferreira era de Chavão e talvez a alcunha de Leça venha de lá.

    ResponderEliminar
  3. Pode dizer-me o titulo do livro en questao,e onde posso encontra-lo? Fico desde ja muito agradecida!

    ResponderEliminar
  4. Acho que o livro não está à venda, mas para saber isso ao certo basta enviar uma mensagem pelo Facebbook à Alice, irmã do Padre Manel. Se ela não fizer parte da sua lista de amigos, envie-lhe um pedido de amizade. O nome completo é Maria Alice Araújo.

    ResponderEliminar
  5. Eu conheço bem a Dona Alice,e como habito perto das caxinas,un dia dou un saltinho à casa paroquial,onde ja falei com ela varias vezes.Obrigada pela informaçao.

    ResponderEliminar