quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O Casamento!


A Rozália nasceu em 5 de Julho de 1715, como se pode ler claramente no seu registo de baptismo que a imagem supra reproduz. E também não existe a mínima dúvida quanto ao nome dos pais, António de Araújo e Illena Manoel.


Nesta primeira metade do registo de casamento pode ler-se claramente a data do casamento, 3 de Agosto de 1727, bem como o nome da noiva, Rozália Francisca, e dos seus pais, António de Araújo e Illena Manoel, do lugar do Outeiro. Temos, portanto a certeza que a Rozália deste documento é a mesma do documento acima. E que tendo nascido em 5 de Julho de 1715, tinha apenas 12 anos e 29 dias, no dia 3 de Agosto de 1727.


E nesta segunda parte do registo de casamento não existe a menor referência à menoridade da noiva, nem à autorização presencial ou por escrito, do seu pai, coisa que fazia parte das normas da Igreja.
Muito estranho, digo eu, mas sou obrigado a aceitar a clareza destes documentos.
Uma coisa que parece atestar a veracidade destes factos é a data de nascimento do primeiro filho do casal, António de seu nome, em 13 de Abril de 1733, quando a Rozália já tinha maturidade suficiente para ser mãe. O seu irmão Jerónimo, meu pentavô do lado materno, nasceria apenas em 1743, 10 anos mais tarde, pouco antes de a sua mãe completar 28 anos.

2 comentários:

  1. Percorrendo a leitura destes documentos com muita atençao,uma coisa me chamou a atençao; a Mae do noivo,Maria Gonçalves,...jà defunta...e o Pai da noiva,Antonio de Araujo...jà defunto... Se eu li bem,é uma triste coiicidencia que a jovem noiva de apenas 12 anos era orfa de Pai,e o noivo orfao de Mae!!!

    ResponderEliminar
  2. É verdade! O pai da noiva tinha apenas 50 anos e seis meses quando morreu, no ano de 1722.

    ResponderEliminar