quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ano de 1740!


O ano de 1740 fica marcado pelo número de Manueis e Marias que foram baptizados em Macieira, 11 ao todo. E outra coisa que se nota também é não haver um único baptizado no lugar do Outeiro. Além disso, há um casal de gêmeos, o Manoel e a Maria filhos do Manoel André do Picoto.


A grande novidade dos casamentos deste ano é haver uma noiva que é filha de um padre. Dionízia da Cruz, filha do Padre Custódio de Barros de macieira da Maia. Parece-me estranho o pároco ter escrito isso no assento de casamento, mas como mentir é pecado ele não quis arriscar-se. Eu ainda pensei que podia ser Pedro, em vez de Padre, mas a seguir vinha escrito Vigário da freguezia de ..., portanto não pode haver dúvidas. Fico a pensar se ele teria aparecido na cerimónia do casamento da filha!

1 comentário:

  1. Esta é mesmo muito boa!!!!! Que haja filhos e filhas de Padres,é bastante vulgar agora,mas naquela época é de admirar! E o que é ainda mais estranho,é efetivamente deixar escrito num registo!Se mentir é pecado.... podia aver omisao.Uma coisa é mentir e outra é omitir a verdade,acho eu! Aparentemente o caso era conhecido......

    ResponderEliminar