segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Nascimentos - Resumo do Século XVIII


Depois de muitas horas de trabalho, eu sei, finalmente, quantos bebés nasceram na nossa freguesia, durante todo o Século XVIII, o nome do pai e o da mãe, além do ano e lugar em que nasceram. Acima podem ver um resumo por lugar, embora alguns deles me deixem algumas dúvidas, como Cruz e Xisto, de que eu nunca ouvi falar. Aliás, a questão dos lugares daria pano para mangas, como se costuma dizer, pois eu considero Crujes como fazendo parte de Talho e Fareleira como fazendo parte do Rio. Assim como Cerqueiral, no passado mais remoto, fazia também parte do Rio. Mas não me quero meter por esse caminho, pois corro o risco de me perder.



Por simples curiosidade fica aqui também uma imagem com os dados referentes à família que maior contributo deu para o aumento da população da nossa freguesia. Se bem me recordo, esta é aquela família em que houve uma série de falecimentos, quase ao mesmo tempo, por causa da peste ou coisa parecida. Clique aqui para ler a notícia.

4 comentários:

  1. Parabéns pour esse trabalho fantastico.Admiro a tenacidade!Continue e boas pesquisas!

    ResponderEliminar
  2. Fui verificar as mortes destes irmãos e afinal morreram 4 e não 3. De 7 de Fevereiro a 17 de Março de 1786 morreram a Rozária, o António, a Maria e o José. Procurei na net, mas não encontrei referência a nenhuma moléstia especial que tenha grassado naquele tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até poderia ter sido muito simplesmente,daquelas doenças infantis,muito contagiosas,e que nao sendo tratadas a tempo eram fatais.Hoje en dia tratam-se bem,mas naqueles tempos!!! Na minha familia,bem antes de eu nascer,aconteceu un caso semelhante! Triste!

      Eliminar