segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Ferreiras e Mariz!


Começo esta publicação pelos Ferreiras por serem os meus antepassados directos. Ainda hoje, em Macieira, há quem seja conhecido por ser da família do Jerónimo. Estou a referir-me aos filhos, netos e bisnetos do Tio David do Velho. Pois, este Miguel Alvares Ferreira, nascido em Negreiros e casado em Gueral, era o avô desse famoso Jerónimo, este já nascido no Outeiro. Não tenho forma de o provar, mas estou convencido que o Jerónimo Ferreira nasceu e morreu na mesma casa onde viveu e morreu o Tio David que era seu bisneto.
A Maria Gonçalves, da Ribeira de Gueral é o elo de ligação com a família Mariz de que falo abaixo, através do seu irmão Domingos que lhe deu origem, na freguesia de Gueral.


Tendo ficado viúvo muito cedo D. Miguel foi a Chavão buscar a Maria da Silva e continuou a aumentar a sua família, em Gueral. Pode ter tido mais filhos, mas ao encontrar a Thereza, 2ª filha deste 2º casamento, parei as minhas pesquisas, pois ela era a ligação que procurava entre Ferreiras e Mariz, para além do facto de serem primos entre si.


E agora os Mariz. O Domingos Gonçalves, da Ribeira, descobriu a sua Maria em Cristelo. Trouxe-a com ele para Gueral e com ela o nome de Mariz que passou aos seus filhos. O último desses filhos, o Miguel, viria a encantar-se com a sua meia-prima Thereza com quem casou, no ano de 1754. E deste casal houve dois filhos que foram casar e viver em Macieira. Mas isso é outra história que fica para o próximo capítulo.
Quanto aos outros filhos da Maria Mariz, o Francisco foi padre e morreu aos 25 anos quando começava a sua actividade como presbítero. O Basílio creio que morreu em criança, mas não encontrei o óbito. A Custódia foi mãe solteira de uma menina e perdi-lhe o rasto. A Joanna e a Michaela casaram em Gueral e foram, com certeza, as progenitoras dos Mariz que eu conheci em Gueral, em meados do Século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário