terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Mais 3 anos - 1769, 1770 e 1771!


Neste ano de 1769 não houve qualquer casamento. Nos baptismos começa a notar-se o aparecimento do lugar do Xisto (ou Sisto, como também aparece, às vezes) que não tenho a mínima ideia onde ficava. Também o lugar da Pena, onde morava a Leogarda (mãe solteira), não me parece que exista. Diria que o lugar da Pena, da vizinha freguesia de Negreiros, ao fundir~se com o do Picoto, da nossa freguesia, poderão ter influenciado o pároco a trocar um pelo outro



Nos anos de 1770 e 1771 não foram muitos os baptizados. Gente conhecida, apenas o meu tio Manoel, filho de Jerónimo de Sousa, do lugar do Outeiro. Para além da família do Custódio Gomes, do lugar da Cruz, que continua a aumentar.


O ano de 1769 sem casamentos e o ano de 1770 com apenas um poderiam resultar num 1771 cheio deles, mas assim não aconteceu. Aconteceram apenas 3, como se pode ver pela imagem acima. Um deles é o de Manoel Francisco, irmão de José Francisco (do Padrão) e pai daquelas 4 crianças falecidas num curto espaço de tempo e que, por essa razão, me mereceram uma publicação especial. Tenho a certeza absoluta que neste dia feliz em que se casou, estava longe de pensar nas tristezas que lhe cairiam em cima alguns anos depois. 

Sem comentários:

Enviar um comentário