sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Lugar da Cruz ou Crux!


O nome deste lugar começou a aparecer nos assentos de baptismo nos meados do Século XVIII e já não existe hoje. Não faço a menor ideia onde ficava esse lugar, mas há qualquer coisa que me leva para Penedo e acreditar que foi ali que ele existiu.
Foi o baptismo da primeira filha de Custódio Gomes e Maria Antónia, no ano de 1758, que fez este nome constar dos registos pela primeira vez. No registo de casamento deste casal consta que ambos eram residentes no lugar de Penedo e talvez seja isso que me leva a crer que fosse aí, em alguma propriedade dos pais, que o casal tenha construido a casa onde ficaram a morar e nasceu a sua primeira filha, a Maria.
Penedo era, originalmente, tudo que havia entre Macieira e Rates. Mais tarde surgiram lugares como a Cumieira, em 1759, Minas e Pinguelinha, mais tarde. Estes últimos lugares ficam no caminho que segue para Rates, enquanto que a Cumieira fica no que vai para Courel. Na intercepção destes caminhos, há um outro que vem dar onde hoje existe a Junta de Freguesia. Esse lugar onde os quatro se encontram bem pode ser o tal lugar da Cruz que fica bem no centro do actual Penedo.
Mas isto sou eu a imaginar coisas. Se houvesse algum descendente vivo do Custódio Gomes, em Macieira, que se lembrasse onde era a casa deste seu antepassado, poderia esclarecer isto e tirar-nos todas as dúvidas. De qualquer forma fica aqui o alerta para algum macieirense mais atento que queira comentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário