domingo, 1 de novembro de 2015

Anos de 1741 - 1742 - 1743!

1741 - Ano dos rapazes!

1742 - Ano das raparigas!

1743 - Ano de nascimento do meu avô Jerónimo!


Apenas seis casamentos em três anos é muito pouco. Claro que deve ter casado muito mais gente, mas foram fazê-lo na terra do outro consorte. Destes doze noivos há apenas dois de fora da freguesia, uma noiva que veio de S. Simão da Junqueira e outra de S. Martinho de Bougado. Alguns destes casais podem também não ter fixado residência em Macieira. Nos anos que se seguem ver-se-á isso pelos registos de baptismo dos filhos.

2 comentários:

  1. Relendo de novo estes registos,uma coisa me chamou a atençao no ano 1742,"ano das raparigas"! Como é que uma criança podia ser registada de pai "incognito" e de mae "incognita",como foi o caso da Josefa ? Cada vez vou sabendo mais coisas!!!

    ResponderEliminar
  2. É o caso dos filhos "enjeitados". Quando a mãe não queria ser conhecida ou não tinha condições para criar o filho abandonava-o à porta de uma família de lavradores, por vezes em freguesias vizinhas, sabendo que eles tomariam conta da criança.
    Havia casos em que quem tomava conta da criança sabia perfeitamente quem era a mãe, que tinha escondido a sua gravidez durante meses, mas faziam isso para salvaguardar a sua honra e o bom nome da família.

    ResponderEliminar