domingo, 20 de setembro de 2015

Ano de 1711!

Afinal consegui roubar uns minutos para me preocupar com o «Povo de Macieira», mesmo estando em Fátima e com muitas outras coisas para fazer. Como é ainda muito cedo e enquanto espero pelo pequeno almoço, aproveitando a fraca rede de internet de que dispõe o hotel onde me alojei, quero publicar mais um ano de baptismos e casamentos, na nossa freguesia, para avançar mais um passo nesta caminhada.


Em relação aos baptizados, chamo a atenção para a primeira linha onde aparece a Anna, filha de Pedro Francisco e Angela Manoel que são os percursores da Casa do Padrão. Esta Anna é a quarta filha de Pedro, depois de Maria, Ascenção e Rozária, nascidas em 1701, 1704 e 1707, respectivamente, como podem verificar pelos dados já publicados referentes a esses anos. São todas irmãs da Theodózia que ainda não é nascida nesta data e virá a casar com o Manoel, filho de António Martins e cujos filhos se começarão a assinar como «do Padrão», nome mais recente do lugar do Assento e que foi anteriormente lugar da Igreja, como se pode ler no registo de baptismo da Maria, em 1701.


Dos casamentos destaco o de João Miranda, cujo apelido me desperta alguma curiosidade, pois não o herda do pai nem da mãe e aparecerá muitas vezes no futuro. Há, ainda hoje, em Macieira, Mirandas que podem ser (ou não) descendentes deste João e da sua mulher Izabel Francisca.


Sem comentários:

Enviar um comentário