sábado, 5 de setembro de 2015

Os Novais de Penedo!

Da minha última publicação retemos que o José Francisco da Silva Novais morava no lugar de Penedo, teve três filhos que se casaram, João, Manuel e Maria e dois que morreram menores. Da Maria Campos Novais que casou com o Avelino Joaquim dos Santos e foi morar para o lugar de Retorta, nada mais tenho a acrescentar.


A história do João é curta e conta-se em poucas palavras. A fazer fé no apontamento à margem que consta do seu registo de baptismo (#154), faleceu em 25 de Junho de 1952, na freguesia da Oliveira (e não em 1912, como consta da minha publicação anterior). Casou com Maria Luiza Leitão, em Macieira, no dia 5 de Fevereiro de 1910 (#98) e  nasceu-lhe o primeiro no dia 23 de Novembro de 1910 (#38). Isto contradiz aquilo que escrevi na publicação anterior, mas tive o cuidado de procurar e ler com cuidado os três assentos (cujos números podem ver acima, entre parêntesis) para não voltar a errar. O P.e Trigueiros escreveu que houve mais quatro filhos e que a Maria Luiza morreu em 1941, no lugar de Talho de Baixo, mas isso não posso confirmar nem desmentir.


A história do Manuel resume-se ao que vêem no quadro acima e pouco mais. Escolheu noiva entre a fina-flor da sociedade da freguesia de Courel, a família da Eira Grande, e teve sete filhos, cuja história resumo em poucas linhas.
Maria Campos Novais, casou com António da Silva Ferreira, de Gueral, em 1938, de quem teve oito filhos, no lugar de Penedo. Faleceu no lugar de Travassos, em 1982.
Reinaldo Campos Novais, faleceu solteiro, em Courel, no ano de 1985.
José Campos Novais, casou com Emília Ferreira Leitão, de Macieira, em 1965, de quem teve três filhos e faleceu em 1999. Por ser o continuador da casa de seu pai, em Penedo, voltará a ser referido numa nova publicação com a história dos seus filhos.
Laurinda Campos Novais, casou com Eduardo Ferreira da Silva, de Pedra Furada, de quem teve duas filhas. Faleceu em Macieira, em 2011.
Arminda Campos Novais, casou com Manuel Gomes da Costa Mariz, de Macieira, em 1956, de quem teve um único filho. Faleceu em 1991, no lugar de Penedo.
Rosalina Campos Novais, casou com António Caetano Ferreira, de Macieira, em 1952, de quem não teve descendência. Faleceu em 2010, no lugar de Penedo.
Virgínia Figueiredo Novais (única filha a usar o apelido Figueiredo do avô materno), casou com Ismael Gonçalves Barroso, de Gueral, em 1953, de quem nasceram duas filhas. São ainda ambos vivos e moram em Gueral.

Sem comentários:

Enviar um comentário