sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Os Fonsecas!

Tenho andado a pensar em publicar algo a respeito desta família, mas não tenho conseguido material que me dê confiança para apresentar algo que preste. De qualquer modo, vou dar aqui o pontapé de saída deste projecto e logo se vê como acaba.
Nos finais do Século XVII e princípios do Século XVIII, havia Fonsecas em todas as freguesias em redor de Macieira, com grande incidência em Goios, Gueral, Chorente, Negreiros e Rates, mas não na nossa freguesia. O primeiro registo que encontrei foi este que podem ver abaixo.


Agostinho Gomes da Fonseca, de Goios, veio casar a Macieira com uma filha do Domingos Martins. Mais tarde, houve outros casamentos com gente usando o mesmo apelido, Gomes da Fonseca, que moraram em Penedo, mas que suponho oriundos de Courel.
As versões mais antigas deste nome escreviam-se Affonsequa e D'Affonseca, mas quero crer que seriam variações introduzidas por quem escrevia os assentos de baptismo e casamento que funcionavam como autênticas fábricas de nomes, como já aqui tive oportunidade de explicar.
Logo que tenha mais material sobre este tema, voltarei ao assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário