quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Os 3 primeiros da Família Novais!

O mais velho dos três irmãos a que se refere a minha publicação de ontem foi o João que nasceu em 1787 e foi no seu «Assento de Baptismo» que o apelido Novaes (hoje Novais) apareceu pela primeira vez. Teve oito filhos, dos quais o João, nascido em 1817, foi o único a dar continuidade ao apelido de família. Como se sabe, os filhos das irmãs receberam o apelido do pai e perderam o Novaes da mãe. Além disso, a Leonor morreu com 64 anos e solteira, enquanto que os outros 3 filhos morreram ainda menores de idade. Morou na casa de família do lugar de Penedo.
Os números precedidos de arterisco referem-se às páginas dos registos microfilmados que podem ser encontrados na internet, nos sites Family Search.org e Tombo.pt


A seguir Nasceu o Joze e, a exemplo do que sucedeu com o seu irmão mais velho, também recebeu o mesmo apelido que ele. É, portanto, o segundo Novaes da história. Indo casar a Bagunte, deixou de interessar para a História de Macieira e que eu saiba, os seus filhos e netos não regressaram à nossa terra.


O terceiro a receber o apelido da família foi o António. Teve cinco filhos, o último dos quais morreu ainda bebé e dos outros quatro não encontrei qualquer história que possa aqui relatar. Ou morreram solteiros, ou casaram para fora da freguesia e só um estudo mais aprofundado poderia ajudar a esclarecer isso. Moraram na Cumieira.


Claro que refiro aqui o nome dos 3 irmãos que deram seguimento ao nome para a geração seguinte, porque dos outros não encontrei qualquer documento, além do assento de baptismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário