quinta-feira, 3 de setembro de 2015

D.Clementina - A professora das meninas!


A gente da minha idade, e mais velhos ainda, conheceu bem a professora que, na década de 40 e 50 do século passado, foi responsável pela educação de todas as meninas de Macieira, muitas delas vivas ainda nesta data. Quatro das minhas cinco irmãs foram suas alunas também e talvez gostassem de ver este assento de baptismo da sua professora, mas são pouco dadas a estas coisas da internet e não creio que algum dia leiam esta minha publicação.
Conheci bem a casa de seus pais, no lugar de Talho, por ali ter vivido a minha mãe os seus 23 anos de mulher solteira e ser visita assídua da casa nesses tempos.
Ao folhear o livro dos baptismos esbarrei neste registo e assim fiquei a saber que os seus pais eram ambos «professores de instrução primária», que o seu padrinho foi o médico de Balazar, amigo dos seus avós maternos, e madrinha a D.Clementina da Fonte, de Gueral. Entre outras coisas!

2 comentários:

  1. Gostei imenso de conhecer a história das grandes Professoras de macieira. Conheci muito bem as duas. A Dona Clementina, como toda a gente lhe chamava foi a minha professora. Aprendi muito bem com ela. Quando frequentava o Magistério Primário apercebi-me que ela tinha sido a melhor professora do mundo. Dou graças a Deus por tudo o que aprendi com ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice
      Não sei como vieste aqui parar, mas encontraste a tua professora.
      Precisava de mais gente como tu que fosse capaz de comentar e puxar por este blog, de modo que fique alguma coisa registada sobre Macieira, quando eu for desta para melhor.

      Eliminar