sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A mania dos Maneis!

O que motivaria um casal a dar o nome a um filho? Francisco, Joaquim, João ou Manuel? A escolha de Manuel não me parece estranha em casa de gente católica, até porque se diz que Emmanuel era o nome de Jesus. Talvez o nome de João também tenha a ver com isso, uma vez que João era primo de Jesus e foi até quem o baptizou. Até aqui tudo normal.
O que já não me parece normal é haver uma família que escolha o mesmo nome para 4 filhos nascidos num período de oito anos. Não acreditam? Então olhem para os quatro registos que as imagens abaixo documentam.

Manoel - nascido em 15/3/1731

Manoel - nascido em 16/9/1732

Manoel - nascido em 24/11/1734

Manoel - nascido em 18/9/1739

Achei estranho, mas parti do princípio que o primeiro tinha falecido e os pais, gostando tanto daquele nome, decidiram atribuí-lo ao próximo filho que Deus lhes deu. Ao aparecer-me o terceiro Manoel já comecei a desconfiar que seria muito azar ter morrido também o segundo filho a receber aquele nome. Fui procurar o óbito do primeiro Manoel, entre a data do seu nascimento e a do segundo Manoel e nada encontrei. Repeti a operação entre o segundo e o terceiro com o mesmo resultado.
Nessa altura ainda não tinha chegado aos baptizados de 1739. Quando lá cheguei e me deparei com um quarto Manoel, tomei a decisão de aqui registar essa "anomalia", uma vez que não acho normal um pai escolher o seu nome para baptizar todos os filhos. Claro que um poderia ser Manoel José, outro Manoel António e por aí fora, mas porque teria o pároco da freguesia mencionado apenas o nome de Manoel no assento de baptismo e esquecido os segundos nomes?
Por outro lado, se o pai que também se chamava Manoel decidiu dar o seu nome aos 4 filhos que lhe nasceram, porque não decidiu dar o nome da mãe às duas filhas? A uma deu o nome de Thomázia e à outra o de Custódia, nomes bem feios por sinal. Jerónima (ou Hierónima, como consta do registo), nome da mãe, não me parece pior que esses dois.
Enfim, uma paranóia completa a história dos nomes usados em Macieira, durante o Século XVIII.

1 comentário:

  1. Verdadeiramente é muito estranho,quatro bébés Manuéis,ainda pour cima seguidos....Imagino como seria,chamarem un Manuel e responderem quatro!!! DEVIA SER MESMO COMICO!!

    ResponderEliminar