terça-feira, 17 de novembro de 2015

Os Martins do Século XVI

Num dos comentários deixados no Facebook, diziam-me que os Martins de Macieira talvez tivessem vindo de Courel. Fui verificar essa possibilidade estudando os primeiros registos dessa freguesia, mas não cheguei a qualquer conclusão definitiva.
Em Dezembro de 1599, baptiza-se Francisco, filho de António Martins e Maria Domingues. Sete meses depois, em Julho de 1600, baptiza-se Maria, filha de Bento Martins e Maria Gonçalves. Esta Maria tinha uma irmã mais velha, Andreza que nasceu antes da existência dos registos e se casou em 1622 com Francisco Fernandes. Deste casal nasceu a maioria dos Martins que houve em Courel, no primeiro terço do Século XVII.
Isto prova, sem sombra de dúvidas, que já havia Martins, na freguesia de S. Martinho de Courel, uma geração ( de 25 a 35 anos) antes da viragem do século e do início dos registos. Mas não encontrei qualquer traço de união entre estes Martins e os de Macieira. Pelo registo que a imagem abaixo documenta, ficamos a saber que também havia Martins na nossa freguesia, muito antes de se iniciarem os registos.


O padrinho deste baptizado, Domingos, era filho de Domingos Martins, de Macieira, e pelo texto do assento percebe-se que o seu pai é já defunto, em 1621, ano em que se realizou este baptizado. Mesmo que tenha morrido novo, por volta dos 50 anos de idade, teria nascido por volta de 1570. Esta é, por conseguinte, a data mais antiga até onde consegui seguir os Martins de Macieira. Para além disso, não é possível ir por não haver registos que o comprovem.

Sem comentários:

Enviar um comentário