sexta-feira, 6 de novembro de 2015

João Francisco do Picoto!

Cada um sabe da sua... vida, claro!


Por causa de uma publicação anterior, fui obrigado a estudar a vida de todos os Joões Franciscos de Macieira. Este caiu-me debaixo de olho, porque me convenci que era o viúvo de Mariana Francisca, falecida em 1764, e pai do Manuel, nascido alguns meses antes deste casamento, o qual seria filho natural desta noiva. No entanto, o nome dos avós que o padre foi indicando no assento de baptismo dos filhos deste casal fizeram cair pela base essa minha teoria.
Como é costume dizer-se nestes casos, o facto é que casaram, tiveram muitos filhos e viveram felizes até que a morte os separou.


Para complementar aquilo que disse acima, atentem na data do falecimento do João Francisco. dia dois do mês de Dezembro, repentinamente, com 59 anos de idade.


E agora o da sua mulher Maria Gomes, dia treze do mesmo mês e ano. E tinha tão somente 55 anos de idade. Ou seja, como na vida resolveu segui-lo na morte, pois viver sem ele não faria o menor sentido. E faleceu mentecapta (doida), acrescentou o abade no assento de óbito. O que a teria feito endoidecer, pergunto eu. A morte súbita do marido e a loucura da sua mulher teriam uma razão comum? Vá lá saber-se agora!
Nesta data, ano de 1792, a sua filha mais velha, a Anna, tinha ainda 23 anos, enquanto que o filho mais novo, o José, apenas 7 anos. A Anna e a sua irmã Maria, 3 anos mais nova, tiveram que assumir o papel de pai e mãe dos seus seis irmãos mais novos.

2 comentários:

  1. Sendo esses seis irmaos ainda tao jovens,devia ter sido uma situaçao bem triste,perderem o Pai e a Mae com apenas onze dias de diferença!!!
    Esperando que ao menos tiveram AVOS para os ajudarem!

    ResponderEliminar
  2. Não sei se tiveram essa sorte, pois nesse tempo pouca gente passava muito dos 60 anos, como aliás se vê pela morte dos pais das crianças.
    Mas sempre haveria algum tio ou tia para os guiar na vida até crescerem um pouco.

    ResponderEliminar