Decidi fazer também um registo completo dos baptismos do Século XVII, desde o primeiro registo que foi feito até ao dia 31 de Dezembro de 1700, para me facilitar as pesquisas que ando a fazer. Acabei hoje mesmo e quis trazer aqui os resultados globais. Em pormenor talvez mais tarde, hoje apenas o total por cada lugar da freguesia. E que é como segue:
Aldeia - 13
Cerqueiral - 11
Formigal - 18
Igreja - 47
Luvar - 68
Modeste - 63
Outeiro - 61
Paço - 58
Penedo - 132
Picoto - 38
Rio - 160
Talho - 10
Travassos - 70
Como é fácil de ver, há muito menos lugares do que nos registos do Século XVIII que tenho vindo a publicar. Nada de Assento nem Padrão ou Cumieira. E os lugares do Rio e Penedo com o maior número de nascimentos. Surpreendem-me os números de Travassos e Luvar que ainda hoje têm poucos moradores e não acredito que houvesse então mais casas de família do que há hoje.
O total de 749 nascimentos está mais ou menos em linha com o que aconteceu no século seguinte. Divididos pelos 66 anos de registos dá perto de 11,5 por ano. Qual será a proporção entre rapazes e raparigas? Vai dar-me um bocado de trabalho, mas vou acabar por descobrir.
Ainda gostava de saber pouque é que o lugar das MINAS nunca aparece nos registos.Pourtanto existia,pois foi la que eu nasci e vivi até aos 9 anos!!!
ResponderEliminarO mais certo é o lugar de Minas ter surgido apenas no Século XX, altura em que começou a exploração do minério de volfrâmio. Salvo erro, era nessa zona que existia a maior parte das minas de Macieira.
ResponderEliminarObrigada pela resposta Sr.Manuel.E muito bom puder contar consigo!!! Asim vou aprendendo coisas!Muito provavelmente é essa a explicaçao!As vezes esqueço que esses registos sao antigos!!!!!
ResponderEliminar